Resenha | O diário de Suzana para Nicolas

Olá pessoal, vamos de resenha?!

O Diário de Suzana para Nicolas



Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410273
Ano: 2011
Páginas: 223
Avaliação: 4/5
Sinopse:
Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

   O diário de Suzana para Nicolas é uma história comovente, que faz o leitor refletir sobre as pequenas preciosidades da vida, sobre o que realmente importa.

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida."


  Como já diz na sinopse, o livro é sobre Katie que foi abandonada por Matt e recebe o diário de Suzana para Nicolas, Suzana é a esposa de Matt e Nicolas é o filho deles, e a partir daí o leitor descobre o que Katie e seu relacionamento com Matt tem a ver com o diário.

  Os personagens são palpáveis, poderiam facilmente ser um pai ou mãe, ou o próprio leitor, é notável o crescimento pessoal de Katie ao conhecer mais de Suzana e Nicolas. Um assunto tão comum, com uma nova cara. James Patterson, é um autor incrível, sério, os personagens são muito cativantes, fazem o leitor querer saber o que liga todos eles, e como será o final dessa história.




  É maravilhosa a maneira simples, intensa e delicada com a qual Patterson escreveu esse livro, um romance gostoso, que conquista o leitor aos pouquinhos, que possui questões profundas, e um final arrebatador. O diário de Suzana para Nicolas é uma obra muito fluída e bem escrita quando você se der conta o livro já acabou.

  Sem dúvida um dos melhores livros que já li, o autor soube escrever maravilhosamente bem do ponto de vista feminino. As descrições de lugares, sentimentos e sensações...Enfim, eu recomendo muito essa leitura, mas esteja preparado para acontecimentos inusitados.

  A editora caprichou na edição, a capa e muito bonita e tem relação com a historia!

Beijos e boas leituras!

2 Comentários

  1. Parace ser um livro meuito bom. Goste da resenha e fiquei com curiosidade de saber mais sobre a história.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Vejo muito esse livro em promoção no submarino, mas nunca comprei, apesar de ter lido resenhas muito favoráveis, como a sua. Espero poder ter a oportunidade de ler, mas não sei se será em breve.

    Líbia - http://descobrinasentrelinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir