{Resenha} As Vantagens de Ser Invisível

Olá pessoal.


As Vantagens de Ser Invisível



Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
ISBN: 9788532522337
Ano: 2012
Páginas: 223
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Bem está sinopse já relata o suficiente sobre a história, então vou me ater somente a minha experiência com a história.
Charlie é um menino doce, meigo, até ingênuo, que passava despercebido pela vida, até conhecer Sam e Patrick, ambos mudarão a vida do Charlie para sempre, ao lado deles Charlie irá aprender o que realmente é a vida, inclusive terá experiências amorosas,e aprenderá que é querido sim por várias pessoas.
A história aborda temas bem polêmicos, como, drogas, homossexualidade, liberdade de expressão e abusos de todos os tipos e formas.


Ao longo da leitura fica claro o quanto Charlie sente falta de uma tia que morreu, e que ele tem a certeza de que é culpa dele. Mas, somente no final, e está bem implícito, fica claro para o leitor o que aconteceu com o protagonista, e o quanto os amigos são importantes para ele.
Os personagens são reais, poderiam ser qualquer um a sua volta, talvez você mesmo seja um Charlie, e só saberá ao ler o livro.
A narrativa nos deixa ansiando por conhecer mais dos outros personagens, saber o que eles pensam do Charlie, principalmente por ele ser tão confuso às vezes, mas isso é característico de sua personalidade eu diria.

O livro é envolvente, é. Mas há livros também bem interessantes sobre o gênero por aí, o que pecou e ao mesmo tempo é peculiar ao livro é sabermos somente o ponto de vista do Charlie.
No final das contas você vai me perguntar se eu gostei? Sim, gostei e recomendo, e tenho certeza que o filme complementou bem a obra, dando o quê final para os que ficarem curiosos com o final do livro.



Por isso, leiam o livro e assistam o filme, depois passem aqui para dizer o que acharam ok?!
Por hoje é só Beijos e até a próxima.

9 Comentários

  1. Simplesmente adorei esse livro, foi o único que consegui ler em e-book (não gosto de e-book!). Também achei o filme fiel ao livro!

    Beijos, Blog Admirando os Livros.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Sou louco para ler esse livro. *-*
    Tenho o filme, mas ainda não assisti. Espero gostar muito e acho que vou me identificar muito com o Charlie.
    Enfim, gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Eis o meu livro predileto de 2012. O que muito me surpreende porque costumo amar mais os livros mais ágeis.
    O autor conseguiu de uma forma muito singular, levantar questões sobre adolescente de uma maneira muito dura, mas também poética. Apaixonada total por esse livrinho!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Jessica! Estou ansiosa para ler As Vantagens de Ser Invisível! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler o livro já assisti o filme e adorei *___*
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  6. Nossa, adorei sua resenha!
    Esse é um dos meus livros favoritos de 2012 e fico muito feliz quando vejo uma resenha tão bem feita dele!
    Quando você fala "Charlie é qualquer um e você mesmo pode ser um Charlie" sintetiza tudo o que eu penso e acho de maravilhoso no livro!
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Eu amei As Vantagens de ser invisível!

    Eu assisti ao filme antes de ler, mas não tirou meu interesse pelo livro... pelo contrário!

    Seu comentário: "Os personagens são reais, poderiam ser qualquer um a sua volta, talvez você mesmo seja um Charlie, e só saberá ao ler o livro." é uma total verdade, e foi o que mais me encantou, poder me identificar com alguns personagens!

    Parabéns pela resenha, ficou bem legal!
    Beijos

    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a resenha. Sou louco para ler esse livro!

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente um dos melhores livros que eu já li, o filme também é muito bom,

    ResponderExcluir