Resenha | Androides sonham com ovelhas Elétricas? | Philip K Dick

Olá, pessoal! Vamos de Resenha? O/

Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?



Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?
Autor: Philip K. Dick
ISBN-13: 9788576571605
Ano: 2014
Páginas: 272
Idioma: português 
Editora: Aleph
Sinopse:

Rick Deckard é um caçador de recompensas. Ao contrário da maioria da população que sobreviveu à guerra atômica, não emigrou para as colônias interplanetárias após a devastação da Terra, permanecendo numa San Francisco decadente e coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas. Na tentativa de trazer algum alento e sentido à sua existência, Deckard busca melhorar seu padrão de vida até que finalmente consiga substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro - um sonho de consumo que vai além de sua condição financeira. Um novo trabalho parece ser o ponto de virada para Rick: perseguir seis androides fugitivos e aposentá-los. Mas suas convicções podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida como ele acreditava. Em 'Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?' Philip K. Dick cria uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante, e, claro, abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana.
Em Androides sonham com Ovelhas Elétricas, Philip K Dick propõe ótimas reflexões ao leitor que mesmo décadas após o lançamento do título continuam presentes em nossa sociedade.

A história lançada nos anos 60 traz em seu enredo o contexto histórico no qual foi escrito, Guerra Fria, no mundo criado por K.Dick após a Guerra Mundial terminus o Mundo como o conhecemos já não existe, a maioria da população migrou para outros planetas. Restando na terra somente poucas pessoas, que são divididas em Normais e Especiais, a população vive em meio a uma poeira radioativa que afeta gravemente a população, dentre eles está a extinção de muitos animais das mais variadas espécies.

Essa história riquíssima em detalhes, desde a construção da sociedade até as cenas e diálogos, é narrada em terceira pessoa, acompanhamos então paralelamente os personagens Rick Deckard, que é um caçador de recompensas, infeliz em seu casamento e que deseja apenas se enquadrar nos padrões sociais e agradar seus vizinhos. E J. R. Isidore, um especial, que por conta de seu QI abaixo da média vive sozinho sem muito contato com outras pessoas a não ser em seu trabalho, que é dos mais simples possíveis.


 Androides sonham com Ovelhas Elétricas é um enredo riquíssimo no qual há duas histórias paralelas, dos dois personagens mencionados acima. E como se não bastasse, a critica à sociedade da história é forte, nesse mundo como a maioria dos animais foram extintos, todos devem ter pelo menos um animal do qual tomam conta, e os que não possuem dinheiro para comprar e ter um animal de verdade, compram um animal androide, falso, única e exclusivamente para impressionar os vizinhos. Ou seja, o autor traz questões como, o que nos torna humanos, os subterfúgios que as pessoas utilizam para escapar do dia a dia, dentre outras coisas.

“Empatia, evidentemente, existia apenas na comunidade humana, ao passo que inteligência em qualquer grau poderia ser encontrada em todo filo ou ordem biológica, incluindo os aracnídeos.”
Isso é só o start inicial da história que vai explodir sua mente, confesso que esse foi meu primeiro contato com ficção científica desse peso e com o autor, e devo admitir, não poderia ter começado melhor, já quero ler todos os outros livros do autor, inclusive Minority Report que originou o filme com Tom Cruise, também é de K. Dick.

Se você gosta de um bom romance policial com pegada Sci-Fi, esse livro é muito recomendado para você. Sem contar que a diagramação e revisão da editora Aleph estão impecáveis!

XoXo!

25 Comentários

  1. Que livro fantástico, o filme baseado no livro também é excelente, Blade Runner, gostei da sua indicação, uma excelente indicação.
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  2. Oieee, nunca li romance policial com pegada sci-fi , me pareceu uma leitura muito boa para se fazer.
    Principalmente para quem gosta de policiais como eu há!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Não sei como eu não conhecia o autor! é bem ridiculo da minha parte porque eu conheço o filme Minority Report! Quando li esse titulo enorme "Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?" eu lembrei do Douglas Adams, mas é claro que ficção cientifica não se resume ao Adams. Sou apaixonado pele gênero! Amei os os elementos que você descreveu na resenha, a critica social nesse estilo sempre vem de maneira inteligente e nos deixa cheia de coisas pra pensar. Amei a resenha e vou correr pra devorar as obras do autor!

    ResponderExcluir
  4. Imagina ter Androides andando em nosso meio? Seria muito estranho olhar para o lado e não saber se a pessoa que está sentada com você é realmente um humano. Philip K. Dick é um gênio, quero ter todos os livros dele lançados pela Aleph, as edições são maravilhosas!
    Bjs,

    Juiana Duvi
    claqueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei muito da sua resenha e dos pontos que você ressaltou. Mas confesso que apesar de ter achado a premissa interessante, tenho um pé atrás com relação a livros de ficção científica, porque são poucos os que me agradam, já que sai totalmente da minha zona de conforto.
    Mas ainda assim anotarei a dica... Quem sabe futuramente eu o leia?
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, não conhecia esse livro mas fiquei impressionada com a história, até por ser um livro mais antigo, e vou querer ler com toda certeza. Ficção científica é algo que chama bastante minha atenção.
    camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  7. Eu acho o enredo do livro atemporal, quero tanto lê-lo. Apesar de sentir dor na vista com a capa, acho ela linda de viver. Parabéns pela resenha. concordo com você, começou bem com ficção científica.

    ResponderExcluir
  8. Olha, maneiríssimo!

    Caçador de recompensas no passado é fácil, difícil é escrevê-lo no futuro! Gostaria de ler esses questionamentos mais existencialistas que o livro propõe. Bela resenha! =)

    www.misterbonder.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Essa capa na verdade me deixa tonta, mas a premissa parece boa, apesar de um pouco confusa. Sua resenha está ótima, mas essa trama é daquelas que precisam ser lidas com calma e absorvidas a conta gotas.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, adoro sci-fi esse já é um clássico do tema. As adaptações para o cinema também são excelentes.
    Bjs!
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Achei o título muito criativo! Adoro livros que nos fazem refletir, mas ainda não tinha ouvido falar do livro. Com certeza vou anotar essa dica!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Esse não é um gênero que eu aprecie, mas até leria se tivesse oportunidade só por saber que ele é bem escrito, isso é fundamental!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie
    tinha um amigo que amava esse autor, leu o livro e adorou mas para mim com certeza não funcionaria pois não sou fã do gênero, mesmo assim, boa indicação e resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu tento, mas não consigo me empolgar com ficção científica, já tentei ler mas nada me ganhou ainda.
    E infelizmente essa história não conseguiu me chamar atenção, passo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Oláa, nossa eu não conhecia esse livro ainda e confesso que fiquei doida por ele, adoro romances policiais e essa parece ser uma obra muito rica!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Já conhecia o livro, mas nunca tive a oportunidade de ler. Lembro que, há alguns anos, o nome dele me chamava atenção (é enorme e diferente) e eu nem sequer imaginava do que o livro falava. Pensava que a história fosse de um jeito e só depois vim ver que não tinha nada a ver com o que eu imaginava.
    Gosto de romances policiais, me empolgo lendo e quero muito ler esse. Sei que não vai ser agora, mas está na lista. ;)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não conhecia o livro e se dependesse da capa isso nunca aconteceria </3 A história em si parece muito interessante e,ao mesmo, é muito distante e perto do que eu costumo ler. Já quero!

    ResponderExcluir
  18. Oie,

    Só por saber que o livro é da Aleph eu já quero, já tinha ouvido falar nele e já fiquei mega curiosa com a história, quero me aventurar pelos livros de ficção cientifica, e esse parece ser perfeito para eu iniciar essa aventura.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o autor, muito menos seus livros, e nem que já existia filmes baseados neles. Gostei bastante da sua resenha. Fiquei tentada a ler o livro não só por seu título, mas também por saber que ele traz grandes reflexões e críticas sobre a sociedade.
    Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  20. Hello! Tudo bem?

    Nunca li nada do Philip K.Dick e leio mto pouco ou posso dizer quase nada de ficção científica, por isso essa resenha foi algo novo para mim.
    Bacana que o livro foi dos anos 60 e ainda tao atual.
    Gosto de livros que tenham criticas à sociedade da história, acho que por isso que gosto de distopias.
    Vou tentar ler com certeza, pois gosto de romance policial.
    Beijos!

    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem? Nunca li um livro dessa forma, mas pela temática parece ser bem interessante. Fiquei curiosa para ler a história. Ótima resenha. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  22. OIii!

    A resenha está linda <3 <3 <3 Eu não conhecia esse livro. A Capa me deu um negocio que eu não consigo explicar hahahah. Gostei da temática da obra e parece - pelo o que você citou - ser muito bem escrito. Gosto quando ha essas criticas nas obras. Vc conseguiu traduziu muito bem em poucas palavras as obra.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bom?
    A Aleph é incrível! Eu também não tinha lido nenhum livro de ficção científica até comprar "O Fim da Infância" Compre! Sério. Ele também vai explodir a sua cabeça. Quando eu li o título pela primeira vez eu fiquei sem entender muito bem, sobre os androides e tudo mais hahaha Achei muito legal o que este livro aborda. Irei colocar na minha listinha :3
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oiiie,

    Quero te parabenizar pelo blog, adoro. Sabe ão gosto muito de romances policiais, mas como esse ano quero dá oportunidade a novos gêneros, com certeza esse entrará na minha lista.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  25. Hum.... Amo romances policiais, sempre ttem muita adrenalina. Gostei muito da proposta desse livro.

    ResponderExcluir