Resenha | O Quarto de Giovanni - James Baldwin


Adicione no Skoob


O Quarto de Giovanni é um romance escrito por James Baldwin e publicado pela primeira vez em 1956, que conta a história de amor entre dois jovens em Paris.

O livro é narrado em primeira pessoa retrata a vida de David principalmente no período em que vive em Paris, mas também relata alguns pontos da infância e juventude do personagem.

A história retrata o romance homossexual entre David e Giovanni. O protagonista David claramente não aceita sua sexualidade, o que lhe causa muitos transtornos e experiências negativas ao longo da vida. Ele tem dentro de si esse peso social de que relacionamentos só devem existir entre homens e mulheres e o desejo ao mesmo tempo que repulsa de tentar se assumir.
David é noivo de Hella, mesmo indo contra seus desejos e identidade, ele acaba preferindo manter as aparências e tenta um relacionamento hétero.
A leitura é bastante melancólica e retrata em dado momento o submundo de Paris num cenário em que jovens gays são aliciados e entram em um meio nada esperançoso ou sequer bonito.

A noiva de David está viajando e nesse meio tempo o romance entre David e Giovanni se desenrola, com o passar do tempo e a expectativa do regresso de sua noiva, a relação dos dois se torna super tensa e dramática.

O enredo aborda aceitação, sexualidade, exploração e obsessões. Por vezes a narrativa torna-se contraditória pois o próprio narrador é contraditório, ao mesmo tempo que ele ama Giovanni e quer abraça-lo, ele deseja esmurra-lo e fazer cessar todo o sentimento que lhe desperta.
O desfecho é trágico, o leitor já sabe disso desde o início da leitura, mas mesmo assim é triste. 

 O Quarto de Giovanni é um livro muito bem escrito e com título interessantíssimo visto que o relacionamento dos personagens ocorre somente entre quatro paredes. Essa necessidade, principalmente da época e no universo masculino de precisar velar, silenciar, fingir o que se sente o que se é dá todo um tom como mencionei anteriormente, melancólico à leitura.

Amigo de Malcom X e  Martin Luther King, James Baldwin foi uma figura importante para o fim da segregação racial nos EUA. Amei esse livro e recomendo fortemente!

FICHA TÉCNICA

O quarto de Giovanni

O Quarto de Giovanni 
Autor: James Baldwin
Ano: 2018
Páginas: 232
Gênero: Romance
Editora: Companhia das Letras
Adicione ao Skoob


Espero que tenham gostado da resenha. Se você já leu o livro não deixe de me contar o que achou!
XoXo!💋

0 Comentários