Resenha | Travessuras da Menina Má - Mario Vargas Llosa

Resultado de imagem para travessuras de menina má

Adicione no Skoob

Travessuras da Menina Má do autor Mário Vargas Llosa, conta a história de amor de Ricardo e de uma mulher que, a cada momento, assume um nome e uma identidade. 
Ao mesmo tempo em que narra a trajetória do protagonista, desde sua adolescência até a velhice, passando pelo sonho de morar em Paris e a profissão de tradutor, o livro traz um pano de fundo histórico importantíssimo sobre o Peru, possivelmente inspirado por muitas experiências do autor.

A trama começa um pouco mais arrastada, confesso que foi difícil engrenar essa leitura, mas vai ganhando agilidade e fluidez conforme são narradas as passagens de tempo e mudanças de lugar. A história  passa pelo Peru, França, Inglaterra e Espanha ao longo da vida do personagem.

As transformações que acontecem com ele e com seus relacionamentos entre amigos e com a mulher misteriosa, que devo acrescentar só faz pisar no pobre Ricardo, são marcados pela época e lugar em que se passam, o que podemos ver nas constantes descrições de locais e vestuários, marcando a transição da moda em cada fase da obra.

Todos os personagens com quem o protagonista se relaciona são muito bem retratados, em seus aspectos psicológicos, desejos e características físicas. Mais do que a si mesmo, o protagonista projeta na sua análise que faz daqueles com quem convive, um pouco do que ele sonha para si. Esse protagonista é triste, me deixou deprimida e morrendo de raiva e pena dele em várias ocasiões durante a leitura.

Amor e obsessão, relações de dependência, identidade e anulação, ambições e medos são temas tratados nesta obra que é bastante profunda. A história é repleta de drama e o final não poderia ser menos dramático. Fiquei tensa e deprimida ao longo da leitura, é cada coisa que as pessoas se deixam passar pelo que chamam de amor, sabe. Tenso!

Travessuras da Menina Má é um livro para ser lido com calma e com atenção, pois o autor usa de muitos detalhes e sutilezas em seu texto. Recomendo demais. O autor já recebeu vários prêmios, inclusive o nobel de literatura.


FICHA TÉCNICA

Travessuras da Menina Má

Travessuras de Menina Má
Autor: Mario Vargas Llosa
Ano: 2006
Páginas: 304
Gênero: Romance
Editora: Alfaguara
Adicione ao Skoob


Espero que tenham gostado da resenha. Se você já leu o livro não deixe de me contar o que achou!
XoXo!💋

1 Comentários