Vegana Eu | Benefícios do Alecrim


ALECRIM (Rosmaninus officinalis)

"O alecrim é originário da região do Mediterrâneo, mas tornou-se tão utilizado que hoje existe no mundo todo. Essa erva começou a ser utilizada a milhares de anos atrás na medicina natural e também como tempero. Os seus benefícios para a saúde e para a mente são conhecidos há muito tempo."

O alecrim é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães. Além disso, o alecrim também traz muitos benefícios para pele e cabelos.

Benefícios do Chá:

O alecrim é utilizado para várias finalidades na medicina, a mais comum são os chás com a erva para alivio de dores de cabeça, ativar a circulação do sangue e ainda para aturar como anti-inflamatório.
O alecrim atua como antiinflamatório, relaxante muscular, fortificante, cicatrizante, antisséptico e bactericida. Outra boa notícia é que a erva possui grandes quantidades de substâncias antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar toxinas de nosso organismo.
O alecrim ainda é muito rico em vitaminas e minerais, como vitamina B6, vitamina B2, vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cálcio e outros antioxidantes.
Para os Cabelos:

Receita:

½ xícara de alecrim seco
½ xícara de azeite de Oliva ou Rícino

MODO DE PREPARO:

Em fogo médio, misture os ingredientes até o óleo aquecer. 
Desligue o fogo e espere esfriar. 
Coe as folhas secas e despeje o óleo em um recipiente.
Está pronto o tônico capilar de alecrim.

MODO DE APLICAÇÃO:

Massageie o couro cabeludo e os fios de seu cabelo com o óleo.
Em seguida, enrole o cabelo em uma touca de banho. 
Deixe a a mistura agir por 20 minutos ou você pode deixar secar para uma penetração mais profunda.
Retire e lave os cabelos com um xampu.


Para a Pele:

O chá do alecrim também traz muitos benefícios à pele. O chá do alecrim tem ação analgésica, refrescante, anti-inflamatória, anti-séptica, é estimulador da circulação periférica, anti-acne, tônica, e é indicado para pele oleosa.

Receita:

Faça um chá de alecrim bem forte, com quantidade em torno de 50 ml.
Coe e, com auxílio de algodão, passe o chá em todo seu rosto, principalmente onde você tem mais espinhas. O alecrim combate a vermelhidão da pele e evita que apareçam mais espinhas.
Guarde o restante em um vidro escuro e limpo, e use o chá por mais alguns poucos dias.

Feminino:

O chá do alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.

0 Comentários