Resenha | Romance Tóxico - Heather Demetrios

Quem não gosta de uma boa história jovem adulto contemporâneo? Eu amo!



Adicione no Skoob

Aviso de gatilho: Esta é uma excelente história contemporânea que trata de um relacionamento abusivo e da negligência dos pais da personagem.

Romance Tóxico conta a história de Grace, uma jovem que vive em um lar horrível! Ela abre mão muitas vezes de coisas como, sua vida social e dever de casa, para ser escrava da mãe e do padrasto. A personagem então já sofre situações de abuso e negligência por parte de sua ase familiar, da sua mãe que não lhe dá o mínimo de amor e pelo padrasto que é extremamente violento, ele é verbalmente abusivo, e não sexualmente ou fisicamente abusivo, graças por isso! Sem contar com o abandono de seu pai.

Grace conhece Gavin, ele terminou recentemente um relacionamento. Ela já sentia atração por ele ao consolá-lo, eles acabam se envolvendo. Para ela, Gavin torna-se o princípe encantado. Para ele, Grace torna-se amor da sua vida. Tudo seria perfeito se aos poucos, todo esse envolvimento não se transforma-se em um pesadelo!


O outro ponto da obra, onde é retratado o romance entre Grace e Gavin, foi muito perturbador e de tirar o fôlego!
Gavin não é uma pessoa que você identifica de cara como psicótica, ele parece um tipo de bad boy super hot e charmoso que está em uma banda e também no teatro. Daqueles que te faz suspirar! Ele fala tranquilamente e sabe como manipular qualquer pessoa - incluindo Grace. Você não saberia que Gavin é um namorado verbalmente abusivo e manipulador, se você não fosse sua namorada.
O ciúme, a possessividade, os comentários que a diminuiam e eventuais xingamentos, a manipulação emocional, como foi doloroso e triste ler tudo isso. Nenhuma dessas coisas era óbvia para Grace durante boa parte do livro. E mesmo quando ela começou a perceber que havia algo errado sobre o relacionamento deles, ela continuou perdoando-o, ou sendo manipulada por ele a continuar na relação. Isso foi tão bem escrito pela autora que me deu muitas vezes a sensação de impotência e sufocamento. Eu queria gritar com Grace toda vez que ela voltava para Gavin, mas, ao mesmo tempo, eu entendia. Existem de fato muitos relacionamentos tóxicos hoje em dia, quem não conhece ninguém que viveu, vive um ou mesmo vive, viveu um relacionamento assim. Grace representa tantas garotas e mulheres no mundo hoje, sabe? É triste e real!

Romances jovens como esse são tão poderosos e intensos e significativos e precisam ser lidos pelo público alvo e todos que estiverem afim, com o devido aviso de gatilho histórias como essa servem de alerta para questões que muitas pessoas vivem por ai.

Se teve algo que a autora fez maravilhosamente bem foi construir o relacionamento entre os personagens, tanto o relacionamento amoroso, que te faz a principio suspirar e querer um igual e aos poucos vai se desconstruindo e mostrando que algo está muito errado, quanto o relacionamento familiar grotesco que também representa a realidade de muitos jovens. Simplesmente amei odiar os responsáveis da Grace e o Gavin, o tamanho da minha repulsa por eles, retratou o quão bem a autora soube construí-los e desenvolve-los!
"Só depois vou perceber as falas ensaiadas, os sorrisos planejados, os suspiros e as lágrimas que surgem nos momentos certos. Daqui a um ano, vou estar gritando "Vai se foder" com o rosto enfiado no travesseiro porque não vou ter coragem de dizer isso na sua cara."

Duas amigas apoiam Grace mesmo quando elas se afastam de Gavin e dizem como se sentem sobre ele e como ele trata Grace. A poderosa amizade feminina neste livro torna-o ainda mais forte e cativante. Eu adorei ver essa relação saudável entre as três garotas, especialmente considerando o quão ruins eram as relações de Grace com tantas outras pessoas.

Vou atear aos atos que já mencionei por aqui para não entregar a história, o que posso dizer é que o final é muito, muito edificante. Eu fiquei tão feliz em ver Grace se levantar com dois pés no chão, e seguir em frente, sem olhar para trás!

Se você consegue passar por todo o conteúdo pesado presente nesse livro, leia-o vale muito, muito a pena,  há tantas lições a serem aprendidas no livro. Fica a Dica!

FICHA TÉCNICA

Romance Tóxico

Romance Tóxico
Autora: Heather Demetrios
Ano: 2018
Páginas: 416
Gênero: young adult, contemporâneo
Editora: Seguinte
Adicione ao Skoob


Espero que tenham gostado da resenha. Se você já leu o livro não deixe de me contar o que achou!

XoXo!💋

0 Comentários