Resenha | Se a rua Beale falasse - James Baldwin

Resultado de imagem para livro rua beale

Adicione no Skoob

Pensa em um romance bonito e poderoso. Se a rua ale falasse é uma história de amor linda narrada por Tish, de 19 anos, que está grávida do filho de seu namorado Fonnie. Fonnie está preso por estuprar uma mulher porto-riquenha, o que claro, ele não fez; na verdade, um policial corrupto tem intimidado a vítima imigrante para dedurar ele e colocá-lo na prisão. Me digam se há algo mais aterrorizante que perder sua liberdade e sua vida por um crime que não cometeu?

Tish e Fonnie são personagens com os quais é impossível não se importar profundamente; nós os vemos crescer e amadurecer, passando de crianças a adolescentes tendo um caso amoroso para jovens adultos que sentem uma grande paixão um pelo outro.
Em última análise, o romance é sobre o amor de Tish por Fonnie em face da enorme injustiça  que a obra retrata. Ao retratar esse amor, muitas vezes através de flashbacks, o obra funciona porque o amor de Tish e Fonnie é um amor autêntico e sólido, dauqueles que dificilmente vemos por aí, seja na ficção ou na vida real.
Tish é uma narradora convincente, à medida que ela cresce à força, passando da ingenuidade a maturidade,  e enquanto ela corajosamente protege o bebê que está gerando passando por circunstâncias cada vez mais desesperadas ao longo da narrativa.

A obra trata sobre o cenário racista na América, tanto quanto sobre o romance dos personagens. Aqui fica em evidência o racismo sistemático do sistema judiciário. Os pais de Tish e o pai de Fonnie também atacam o sistema com raiva e impotência, e são mais velhos e mais amargos do que Tish, ao ponto de todos tomarem medidas extremas para tentar salvar seu filho. A mãe de Tish tem uma subtrama intrigante em que ela voa para Porto Rico para confrontar e persuadir a suposta vítima de estupro a se retratar de sua acusação de Fonnie, e vemos a vítima de estupro como outra vítima do racismo da América. Não dá para exprimir em palavras o que eu senti durante essa leitura!!

Imagem relacionada

Se a rua Beale falasse é uma leitura muito rápida e de tirar o fôlego com um verdadeiro soco no estômago pelas questões que a obra retrata. Recomendo muitíssimo e já quero ler outras coisas do autor. Já resenhei por aqui o livro O Quarto de Giovanni do autor, confiram! A história da Rua Beale, joga luz sobre o desespero, a tristeza e a esperança trazidos a reboque de uma sentença anunciada em um país onde a discriminação racial está profundamente arraigada no cotidiano.
Sem dúvidas um tema extremamente atual, ainda mais para o cenário que estamos vivenciando em nosso país.

FICHA TÉCNICA

Se a rua Beale falasse


Se a rua Beale falasse
Autor: James Baldwin
Ano: 2019
Páginas: 224
Gênero: romance
Editora: Companhia das Letras
Adicione ao Skoob


Espero que tenham gostado da resenha. Se você já leu o livro não deixe de me contar o que achou!

XoXo!💋

0 Comentários