Resenha | A Ruína Dourada - Gabriel Davini e Milena Buzzinaro


A Ruína Dourada é um grande evento que acontece uma única vez há cada 900 anos: 9 campeões, escolhidos pelas estrelas para representar os seus povos, precisam matar uns aos outros numa grande competiçao em que somente um pode sair vivo. Este vencedor levará ao seu povo sorte e prosperidade pelos próximo 900 anos, enquanto as nações derrotadas são condenadas a quase mil anos de povoações e sofrimento na mão de seu opressor. 

" A mesma situação se repete aqui: não há ódio nessa mulher. Eu matei suas filhas, Destruí sua cidade. Condenei seu reino. E tudo que enxergo naqueles olhos brancos é libertação. São os olhos de uma mulher resignada com seu destino. A velha se entregou para sua Deusa."
Apesar de ser uma história complexa em sua construção devido aos diversos ambientes e narradores, A Ruína Dourada é uma história fluída e que prende o leitor de forma única, o fato de a cada capítulo haver um narrador, uma ambientação e contextualização por trás da corrida pelo novo vencedor contribuem para essa narrativa fascinante.

Uma das partes de construção desse universo que mais me conquistou foram os clãs e covens de Umbra e sua Deusa da morte. Davini se utilizou de tantos elementos pagãos quanto possível e deu um ar todo especial as bruxas da história. Ficou na cara que o autor fez o dever de casa e fiquei muito satisfeita com o que encontrei.

Sem falar na supremacia feminina, aqui tanto em Allure quanto em Umbra temos um matriarcado forte e nesse contexto social os homens são explorados pelas mulheres tendo um papel inferior ao longo da trama. Nos outros reinos temos personagens masculinos fortes é claro, o autor criou povos bem distintos e interessantes.

Os 9 escolhidos para lutar na Ruína dourada são, a vencedora de Allure Victoria, cujo país foi o vencedor da Ruina há 900 anos, Evans de Umbra, Kiara de Shaka, Range de Kamali, Noah de Crisália, Capitão Brando de LaFiore, Nagi Amana de Jahri, Anika de Oberon.

"Desde que sou pequena ouço isso de todos aqueles que temem pelo meu futuro: o mundo dá voltas. O que hoje está por cima amanhã estará por baixo, o que é fraco um dia se tornará forte, tudo o que vive está fadado a morrer."

Se você gosta de histórias de fantasia, com personagens e cenários complexos e distintos e bem construídos e desenvolvidos A Ruína Dourada é para você.

Preciso o quanto antes da continuação. Fiquei muito, muito empolgada e envolvida com essa leitura tão rica em detalhes e personagens tão palpáveis e com vozes únicas. Ver a disputa por poder de vários pontos de vista, com tantas motivações diferentes foi para dizer o mínimo, incrível e eu super recomendo essa leitura!

XoXo!💋

0 Comentários